A Portugal Fresh, associação para a promoção das frutas, legumes e flores, juntamente com 41 participantes nacionais, marca presença a partir de hoje na Fruit Logística, em Berlim.

Pela oitava vez consecutiva, Portugal conta com uma participação conjunta na mostra profissional de frutas, legumes e flores que, em 2017, levou mais de 76 mil pessoas de 130 nacionalidades à Messe Berlin, numa área de quase
125 mil metros quadrados.

Entre os 39 participantes nacionais, encontram-se 25 empresas, como a Vitacress, a Lusomorango, a Hortomelão, a central de frutas do Painho e a Frutalvor. A estas juntam-se alguns parceiros e associações, como a Associação Portuguesa da Castanha e a Associação Nacional de Produtores da Pera Rocha.

De acordo com os dados disponibilizados pela Portugal Fresh, entre Janeiro e Novembro de 2017, as exportações de frutas, legumes e flores para a Alemanha ultrapassam os 89 milhões de euros, o que se traduz num aumento de 14% face ao mesmo período do ano anterior.

Em termos globais, as exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 16%, nos primeiros 11 meses de 2017, face a 2016, para 1 366 milhões de euros

Nesse período, os principais destinos dos produtos portugueses foram Espanha (419 milhões de euros), França (166 milhões), Reino Unido (127 milhões), Holanda (112 milhões de euros) e Alemanha (89 milhões).

A Portugal Fresh prevê que se atinjam os 2 000 milhões de euros de exportações até 2020. Para alcançar este objectivo, a estratégia passa pela presença “nas maiores feiras internacionais”.

Em Berlim, o pavilhão português terá as visitas do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes.