As exportações portuguesas de mobiliário e colchoaria aumentaram 4% nos primeiros dois meses do ano, face a 2017, somando 294 milhões de euros, anunciou hoje a associação sectorial.

Em comunicado, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) adianta que os dez principais mercados de exportação – França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, EUA Holanda, Angola, Suécia, Itália e Bélgica – representam 84% das vendas do seCtor para o exterior, com um volume total de 246 milhões de euros.

O mercado francês, com 98 milhões de euros em vendas, destacou-se como o principal destino das exportações do mobiliário e colchoaria, crescendo 9,24% face a igual período de 2017 e alcançado uma quota de 33% do total de
exportações.

“A posição de França no ranking dos principais destinos comerciais do sector é seguida de perto pela Espanha, com um volume de vendas na ordem dos 73 milhões de euros, correspondentes a uma quota de mercado de 25%”, refere a associação. Segue-se o Reino Unido, no terceiro lugar, com um volume de vendas de 19 milhões de euros, equivalente a um crescimento de 9% face ao ano anterior e uma quota de mercado de 6%.

Segundo a APIMA, em Janeiro e Fevereiro foram notórias as “melhorias no desempenho” das exportações para os Emirados Árabes Unidos, com um crescimento de 82% face a 2017.

No que se refere às importações de mobiliário e colchoaria, aumentaram 2% no período em análise, para os 146 milhões de euros, pelo que o sector manteve um saldo comercial positivo de 148 milhões de euros, com uma taxa de cobertura das exportações pelas importações de 201%.