APL-1

Gare Marítima de Alcântara

1350-355 Lisboa

 


 

PORTO DE LISBOA
Cluster de Negócios da Europa para o Mundo
O Porto de Lisboa é um grande porto europeu de orientação atlântica e uma porta direta ao mercado ibérico, inserido no maior centro de consumo (Região de Lisboa e Vale do Tejo) e principal região económica de Portugal, constituindo assim uma infraestrutura vital para a economia de Portugal.
Provido de ligações diretas à rede ferroviária nacional e à rede ferroviária espanhola, tal possibilita a cobertura do seu hinterland, que se estende até Espanha, designadamente às regiões da Extremadura, Andaluzia e Madrid, com transit times muito competitivos.
Com um tráfego anual de cerca de 12,5 milhões de toneladas e 3000 escalas de navios por ano, o Porto de Lisboa apresenta como principais segmentos de negócio a carga contentorizada e os granéis sólidos agroalimentares.
Porto multifuncional com 15 terminais portuários dedicados a todos os segmentos de carga, a atividade portuária desenvolve-se nas duas margens do Estuário do Tejo: na margem norte, são movimentadas principalmente carga geral contentorizada e fracionada e na margem sul do Tejo, localizam-se os terminais portuários especializados na movimentação de granéis sólidos e líquidos.
Importante plataforma logística multimodal e um dos portos core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), a sua centralidade geoestratégica confere-lhe um estatuto de relevo nas cadeias logísticas do comércio internacional, servido de uma rede de ligações marítimas com os principais portos do mundo através dos mais importantes armadores internacionais.
De igual modo, é um porto estratégico no tráfego nacional com os portos dos Arquipélagos da Madeira e Açores e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

 


 

CONTACTOS

 

Manuela Patrício
mpatricio@portodelisboa.pt
t | +351 213 611 000
geral@portodelisboa.pt
www.portodelisboa.pt

 

*
*
*
*

 


 

GALERIA