A AEP – Associação Empresarial de Portugal promove uma Missão Empresarial a Moçambique e Zimbabué, a realizar de 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2014, nas cidades de Maputo, Beira e Harare.

A economia moçambicana registou uma performance assinalável nas últimas décadas, destacando-se positivamente face aos seus pares no continente africano. Com uma taxa média anual de crescimento económico a rondar os 7%, o país registou também progressos assinaláveis ao nível do desenvolvimento humano – acesso a água, cuidados de saúde, redução de pobreza extrema, são exemplos – que contribuem para a melhoria do ambiente de negócios. As relações entre Portugal e Moçambique encontram-se hoje num nível muito elevado que se reflecte no óptimo relacionamento político-diplomático, nas intensas trocas comerciais e no volume de investimentos, numa cooperação para o desenvolvimento muito abrangente e de extremo interesse.

A segunda etapa desta missão decorrerá no Zimbabué, país estrategicamente localizado no coração da região sul-africana, fazendo fronteiras com Moçambique, Zâmbia, Botsuana e África do Sul, representando, assim, uma porta de entrada para o mercado daquela região, encontrando-se no centro dos principais corredores de transporte e de desenvolvimento do sul da África.

Com uma economia bastante diversificada, caracteriza-se por obter sólidas ligações sectoriais, com 60% do seu valor agregado relacionado à agro-indústria. O Zimbabué goza de um ambiente macroeconómico bastante estável, caracterizado por uma taxa de inflação baixa e estabilizada, prevista para variar entre 4 e 6% até 2015.

A Missão Empresarial a Moçambique e Zimbabué tem por objectivo possibilitar às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas das duas regiões, através de reuniões previamente agendadas. Através da missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que estes países proporcionam nos vários sectores de actividade, fazendo assim uma prospecção de mercado.

O prazo para a inscrição na missão decorre até 15 de Dezembro. As condições para a participação estão disponíveis em www.aeportugal.pt.